LinkedIn

Plataforma Lattes

Currículo Lattes:

Clique Aqui!

Skype

SkypeMe™!

RSS TST

  • Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.

RSS STJ

Como consultar autenticidade dos selos de autenticação de cartórios

Muitas vezes nos deparamos com documentos com diversas autenticações, sejam por semelhança, sejam por autenticidade, ou até uma simples autenticação e acabamos por achá-los confiáveis, de conteúdo certo e inegável, pois nenhum documento autenticado em cartório pode ser inverídico correto? ERRADO!

 

Cada vez mais quadrilhas se especializam na falsificação destes selos públicos e falsificam documentos visando transferir um veículo, transferir um bem qualquer ou até um imóvel utilizando selos, cabimbos e autenticações falsas de vários cartórios brasileiros.

 

Portanto, tendo recebido um documento autenticado, cuja existência seja estranha, consulte os selos de autenticação para verificar sua autenticidade.

 

Em São Paulo, qualquer autenticação (autenticação, reconhecimento de firma, autenticação por autenticidade etc) pode ser conferida através do ‘Portal do Extrajudicial’, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Para acessá-lo, clique aqui.

 

Guarde este link para futuras consultas, pois pode lhe salvar de uma série de dores de cabeça!

 

Em outros Estados da Federação, consulte o Tribunal de Justiça do Estado ou do Distrito Federal para verificar se disponibilizam tal facilidade. Vários outros estados já possuem tal sistema. Creio que o TJCE tenha sido um dos primeiros a oferecer tal serviço à população.

 

Tempo em que selos, documentos públicos e até dinheiro são falsificados facilmente por estelionatários, dando, inclusive, embasamento até para ações judiciais (nos casos de falsificação de documentos e selos públicos), todo cuidado é pouco.

 

Portanto, atente-se! Esteja pronto para o contra-ataque. Informe-se SEMPRE!

Deixe uma resposta