Instalar Windows XP em um drive externo inicializável (ou pendrive)

Este post, em sua maior parte, iguala-se muito a quem quer instalar o Windows XP em um netbook, que não tenha CDROM para tanto, mas o objetivo aqui é instalar o Windows XP em uma partição primária, ativa, num HD EXTERNO, ligado ao micro através de uma porta USB, deixando-o inicializável / bootável para que possa “enxergar” arquivos em discos formatados em NTFS.

Porém, em seu final, existe um pequeno detalhe que demorei para ‘advinhar’ e que compartilho com vocês agora (PeToUSB).

O que é necessário?

  • Case externo, com ligação USB e com um HD (IDE ou SATA I/II) – HD USB (será formatado, não tenha nada de importante nele!!)
  • Pendrive com 2Gb ou mais (será formatado, não tenha nada de importante nele!! – servirá apenas como ferramenta para gravar o Windows XP inicializável, de onde serão copiados os arquivos para o HD USB)
  • CD de instalação do Windows XP e do 7 (creio que no Vista também tenha o ‘bootsect’, mas usei o 7)
  • Programa PE Builder instalado no micro
  • Programa PeToUSB
  • Um micro com capacidade de ‘bootar’ pela porta USB (1.1 ou 2.0, tanto faz – só muda “um pouco” a velocidade…  😛 )

Basicamente, o trabalho a ser feito é formatar/deixar o HD USB (ou partição dele) com partição primária, ativa e em formato NTFS, fazer uma versão ‘portable’ do Windows XP com o PE Builder (usei a versão 3.1.1oa), ‘passar’ essa versão pelo PeToUSB para que ele faça a versão bootável do BartPE para pendrive, copiar os arquivos resultantes do pendrive para o HD USB e pronto! Seu HD USB estará pronto para o boot.

Sei que este procedimento pode ser feito de diversas maneiras, usando diversos outros programas, sendo até mais fácil do qual descrevo abaixo, mas compartilho basicamente o que fiz e que funcionou perfeitamente. Tendo sugestões, postem comentários.

Vamos ao procedimento:

1) Conecte o HD USB ao PC;

2) No Windows XP/Vista/7, abra um ‘Prompt de Comando’ (executar como ADMINISTRADOR) e digite:

diskpart <ENTER>;

3) Na janela que abrirá, digite:

list disk <ENTER>;

4) Localize o número correspondente ao HD USB e digite os comandos abaixo, substituindo G pelo número do HD USB, a saber:

select disk G <ENTER>
clean <ENTER>
create partition primary <ENTER>
select partition 1 <ENTER>
active <ENTER>
format fs=NTFS <ENTER>
assign <ENTER>
exit <ENTER>

5) Depois, no mesmo ‘Prompt de Comando’ (executado como ADMINISTRADOR), vá até a pasta ‘boot’ no DVD do Windows 7 e rode o seguinte comando:

bootsect /nt52 G: <ENTER>

(substitua G pela letra que identifica o HD USB)

Nesta hora seu HD USB estará pronto para receber os arquivos inicializáveis do XP.

6) Após isso (ou antes, a ordem não alterará o resultado) é a hora de fazer uma versão ‘live’ de seu XP. Para isso use o seu CD de instalação do Windows XP e o PE Builder, que fará um diretório (ou pasta) com os arquivos básicos do XP, para uma versão também básica (mas muito funcional) do Sistema Operacional (SO);

7) Agora é só usar o PeToUSB (usei a versão 3.0.0.7) para pegar o diretório com a versão do XP que o PE Builder fez (por padrão, na versão que utilizei, os arquivos ficaram em c:\pebuilder3110a\BartPE) para deixá-los prontos para rodar no seu pendrive. Isso mesmo, ele só grava o Windows XP bootável no pendrive (depois bastará copiá-los para o HD USB, desde que o procedimento acima já tenha sido realizado – formatado NTFS, com partição primária e ativa e rodado o ‘bootsect’).

Dentro do PeToUSB, selecione, com o pendrive já plugado no PC, ‘USB Removable’ e verá que o dispositivo aparecerá na caixa abaixo (caso contrário, clique em ‘Refresh’ para atualizar). Em ‘Format Options’, habilite ‘Enable Disk Format’, ‘Quick Format’ e ‘Enable LBA (FAT 16x)’. As demais opções devem estar desabilitadas (bom, eu não habilitei ‘Force Volume Dismount’ nem ‘Don´t rewrite MBR code’). Em ‘Source Path To Built BartPE/WinPE Files:’, coloque o diretório feito pelo PE Builder. Em ‘File Copy Options:’, habilite ‘Enable File Copy’ e selecione, na caixa, ‘No Overwrite’. Tudo feito, aperte o botão ‘Start’ e seu pendrive estará pronto para o ser “bootado”.

8 ) Agora basta copiar os arquivos do pendrive para seu HD USB e PRONTO!

A versão criada pelo PE Builder é a Bart PE, que inclui programas e funções básicas do Windows XP. Esta versão, apesar de ser muito limitada, é gráfica e pode “salvar sua vida” caso precise copiar algum arquivo de seu micro, com partição NTFS, após ter o HD ou o SO corrompido. Vale a pena perder alguns minutos para ter esta ‘ferramenta’ para recuperar alguns arquivos, os quais podem valer muito mais que um HD novo, que compramos em qualquer esquina.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.