Desligar o Windows XP mais rapidamente

Prezados,

Apesar de ser uma dica antiga, amplamente divulgada, segue abaixo algumas alterações (que fiz no meu Windows XP Professional) para diminuir o tempo de espera ao desligar o Sistema Operacional (SO). Recomendo tais alterações para quem tem o mínimo de noção do que está fazendo, pois, assim não sabendo, pode danificar o SO e “ficar a ver navios”.

LEMBRE-SE: Antes de qualquer alteração, faça um ‘Ponto de Restauração’ no Windows, para, caso precise, ter como voltar a configuração anterior.

Fazendo os ajustes abaixo você diminuirá, consideravelmente, o tempo que o Windows XP demora para desligar “com sucesso”.

A primeira parte desta dica trata da fixação do tempo que o Windows terá para “matar” os aplicativos abertos.

Abra o REGEDIT e navege até a chave:

HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\

No valor “HungAppTimeout” (especifica quanto tempo o sistema esperará pelo processo do usuário acabar depois de clicar no botão ‘Finalizar Tarefa / End Task’ no ‘Gerenciador de Tarefas / Task Manager’. Se o tempo for excedido, a caixa de diálogo ‘Finalizar Tarefa / End Task’ aparecerá, indicando que o processo não respondeu), que deve estar configurado como 5000, altere-o para 1000 (isso alterará de 5 segundos para 1 segundo).

Altere também o valor “WaitToKillAppTimeout” (especifica quanto tempo o sistema esperará pelo processo do usuário acabar depois de requisitar o desligamento / logoff / shutdown do SO. Quanto o tempo for excedido, a caixa de diálogo ‘Finalizar Tarefa / End Task’ aparecerá, indicando que o processo não respondeu. Se o valor ‘AutoEndTask’ for 1, o sistema fechará o processo automaticamente), que deve estar configurado como 20000, para 1000 (isso alterará de 20 segundos para 1 segundo).

ATENÇÃO: Os valores acima e abaixo descritos são baseados em máquinas com ‘multi-processadores’ (dual core ou +), com 2 Gb ou mais de memória RAM. Para máquinas com processadores inferiores (processadores simples, como o Pentium 4 e afins) ou com menos de 1 Gb de memória RAM, aconselho deixar o valor padrão ou reduzí-los pela metade, pois pode ocorrer de, ao executar um aplicativo, o Windows fechá-lo logo em sua inicialização.

Para alterar as mesmas configurações para todos os Usuários do sistema, navegue até a chave:

HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop

No valor “HungAppTimeout”, que deve estar configurado como 5000, altere-o para 1000.

Já no valor “WaitToKillAppTimeout”, que deve estar configurado como 20000, altere-o para 1000.

Continuando, navege até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\

No valor “WaitToKillServiceTimeout” altere para 1000.

Por padrão de configuração, o Windows XP vai sempre pergutar o que fazer se existir um ou mais aplicativos abertos que não respondem ao comando de encerramento, ao tentar desligar o sistema. Isto vai pausar o desligamento (‘shutdown’) durante algum tempo ou até que o usuário interfira.

O Windows XP pode ser configurado para fechar automaticamente estes aplicativos. Isso não vai acelerar o processo de ‘shutdown’, mas impede que fique pausado ou demore mais que o desejado.

Para realizar esta configuração, abra o registro do windows (regedit) e navegue até a chave:

HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Altere o valor “AutoEndTasks” para 1 (se o valor for ‘0’ aparecerá a caixa de diálogo para você clicar em ‘Finalizar Tarefa / End Task’; o valor sendo ‘1’ a caixa de diálogo não aparecerá e o Windows finalizará a tarefa automaticamente, sem necessitar de interação com o usuário). Aconselho alterar esse valor para ‘1’ apenas após conferir se os valores alterados atingiram o objetivo proposto, por precaução.

Com isso o Windows vai “matar” automaticamente os aplicativos que estiverem travados ou que não estejam respondendo, durante o ‘shutdown’ do sistema.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.