Acer Aspire One (AA1) – Restauração da BIOS

Hoje me deparei com um netbook Acer Aspire One AOA-150 cujo qual não retornava qualquer sinal de vídeo ao ligá-lo. Ligando-o, a luz do botão de inicialização (power) acendia e nenhum sinal de vídeo era mostrado.

Pesquisando na internet achei a solução para o caso, a qual compartilho com todos.

O AA1 tem uma rotina para restauração da BIOS quando o sistema não mais reinicia. Este procedimento deve ser adotado apenas em emergência e pode violar os termos de garantia de seu netbook, portanto, utilize-o apenas por sua conta e risco.

Siga os passos a seguir com cuidado.

  1. Formate um pendrive USB com FAT;
  2. Faça o download da versão mais recente da BIOS de seu netbook (visite o site do fabricante) e coloque o arquivo FLASHIT.EXE e o arquivo da BIOS no diretório raiz (root directory) do pendrive. RENOMEIE o arquivo da BIOS para ZG5IA32.FD, isso é muito importante! Coloque o pendrive na porta USB do netbook e não mais o remova (até o término do processo);
  3. Desligue o AA1 e tenha certeza de que a bateria e o adaptador AC estejam conectados, funcionando. Pressione Fn+ESC, mantenha-os pressionados e aperte o botão para ligar o AA1. Solte Fn+ESC logo depois. O botão de inicialização irá piscar. Aperte-o e solte-o mais uma vez. O AA1 irá agora atualizar a BIOS, NÃO INTERROMPA ESTE PROCESSO EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA! Logo depois o botão de inicialização irá parar de piscar e o AA1 irá reiniciar em breve. Aguarde pacientemente;
  4. A BIOS será atualizada e toda a configuração restaurada para o padrão de fábrica. PRONTO!

Se por alguma razão você cometer algum erro durante o processo e o AA1 não reiniciar, sozinho, dentro de 5 minutos depois de desligado, você terá certeza de que a BIOS não foi atualizada devidamente. Tente novamente e boa sorte!

Este procedimento, que somente deve ser adotado por conta e risco do próprio usuário, pode economizar alguns bons trocados. Aqui em Brasília/DF a maioria das assistências técnicas cobra entre R$ 250 e R$ 350 para realizá-lo.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.